Área Restrita

Logo alt

TERMOGRAFIA

SOBRE

A Inspeção Termográfica é uma técnica de inspeção não destrutiva realizada com a utilização de sistemas de luzes infravermelhas, para a medição de temperaturas ou observação de padrões de distribuição de calor. Tem como objetivo oferecer informações relativas às condições operacionais de um componente, equipamento ou processo, além de prolongar a eficiência operacional dos sistemas. Pois com a realização do processo termográfico, conseguimos evitar prejuízos às empresas encontrando o defeito antecipadamente. Evita-se, assim, a parada do processo produtivo e a manutenção corretiva que deve ser diminuída ao máximo ou até ser extinta como manutenção.

Um Sistema de Inspeção Termográfica é formado pelo conjunto de recursos que permitem a realização de análise preditiva nos campos de redes elétricas, equipamentos mecânicos, redes de vapor, fornos, reatores e processos. A base para tais sistemas é dada pelo equipamento empregado.

Para a realização da inspeção termográfica não é necessário desligar as máquinas e equipamentos elétricos, o que ocasiona uma redução sensível nos custos de manutenção da empresa entre 20 e 50%.

 

Usar o Sistema de Inspeção Termográfica, possui várias vantagens, segue:

Consumo de energia: Permite corrigir problemas que causam perda e consumo de energia;

Estoques: A prevenção de problemas em potencial permite o baixo investimento na estocagem;

Manutenção Preditiva: Permite antecipar danos que possam causar elevados custos nos reparos.

 

ÁREAS DE ABRANGÊNCIA

Área mecânica e processos;

Elétrica;

Motores elétricos;

Rolamentos e mancais.

 

APLICAÇÃO EM SISTEMAS ELÉTRICOS

Na maioria dos componentes integrantes de sistemas elétricos, em baixa, média e alta-tensão, o aumento da resistência ôhmica decorrente de mau contato, oxidação ou corrosão provoca um aumento de temperatura. Durante a inspeção termográfica, serão detectadas e registradas essas alterações térmicas que podem comprometer não só o componente, mas todos os sistemas envolvidos e processos dependentes. Exemplos:

Acoplamentos: alinhamento;

Cabeçotes de compressor;

Correias: alinhamento;

Motor: problema de rolamento;

Pastilhas de freio: fricção e desgaste;

Radiadores: tubos obstruídos.

 

ÍTENS ELÉTRICOS/ELETRÔNICOS PARA O PROCESSO TERMOGRÁFICO

Barramentos, muflas, transformadores (primário e secundário), disjuntores, TC’s, TP’s, cadeias de isoladores, isoladores de pedestal, cruzetas, chaves fusíveis, chave a óleo, autotransformadores, cabos isolados, conexões e conectores prensados e de impactos, cubículos de medições e proteção, para-raios, seccionadoras, bases e fusíveis, chapas separadoras entre cubículos, entradas, chaves seccionadoras, réguas de bornes, caixa de ligação de motores, carcaças de motores, tiristores e pontes.

 

FORNOS, CALDEIRAS, TUBULAÇÕES, DUTOS E SISTEMAS

A termografia em fornos, caldeiras, dutos e tubulações tem um grande número de aplicações, valendo a pena ressaltar a necessidade de termovisores que operem em ondas longas, adequados a esse tipo de inspeção, uma vez que normalmente envolve temperaturas de até 1500°. Em se tratando de inspeções diferenciadas, o operador também deve ter o treinamento, a experiência e o conhecimento técnico adequados a esse tipo de inspeção. O objetivo mais frequente nesse tipo de aplicação é determinar, através da variação de temperatura da parede, coqueamento, desprendimento ou desgaste de refratário.

 

APLICAÇÃO EM SISTEMAS MECÂNICOS

Todo processo produtivo é sustentado por sistemas mecânicos. O desgaste, problemas de lubrificação, atrito, vibração ou desalinhamento dos componentes desses sistemas provocam funcionamento ineficiente, o que aumenta a sua temperatura, projeta esse aumento em todo o sistema, até o seu colapso. Em um programa de manutenção preditiva, os sistemas mecânicos monitorados através da inspeção termográfica incluem rolamentos, motores, bombas e compressores, mancais de rolamento ou de deslizamento, engrenamentos, alinhamento de máquinas, condição de lubrificação, sistemas hidráulicos (água ou óleo) caldeiras, refratários, fornos, trocadores de calor, câmaras frigoríficas, compressores, vasos separadores, tubulações, válvulas, linhas de vapor.

 

CONTATO

(19) 3302-5693

(19) 9.9942-4791 (WhatsApp)

contato@insthal.com.br

Área Restrita

Esta área é destinada apenas para clientes, parceiros e fornecedores. Caso não possua uma parceria, entre em contato e peça já seu acesso.

Depoimentos

Matheus Paes
Comprei o sistema de automação recentemente, estou muito satisfeito com o serviço prestado. Ótimo atendimento e equipe extremamente capacitada. .. (continue lendo)

Galeria de Fotos

Desenvolvemos o projeto de acordo com o programa definido pelo cliente, oferecendo soluções técnicas e estéticas adequadas para cada situação específica.

Nossos Parceiros

Arquitetura se refere à arte ou a técnica de projetar uma edificação ou um ambiente de uma construção. É a arte de projetar espaços organizados e criativos para abrigar os diferentes tipos de atividades humanas.